Organize sua vida financeira e fique tranquiloVocê já parou para pensar em como você lida com o seu dinheiro? Já fez contas para saber quanto gasta por mês/ano? Será que você gasta mais do que ganha ou consegue juntar um pouquinho?
Todas essas perguntas mostram se você sabe ou não onde e como está gastando seu dinheiro. Educação financeira não é apenas pesquisar ou entender sobre finanças, mas sim, desenvolver hábitos saudáveis em relação ao dinheiro. É ter consciência de como usá-lo da melhor forma para alcançar independência financeira. Por isso, este artigo é para você.
A educação financeira faz parte de um planejamento de vida. Com essa organização, é possível tirar sonhos do papel como aquele curso que você tanto desejava, a viagem dos sonhos, a compra de um imóvel próprio e até empreender um negócio.
Mas, para isso, é preciso entender seus gastos, os desejos e, principalmente, não cair nas armadilhas do endividamento.
Nesse artigo, você irá entender mais sobre planejamento financeiro, como controlar as despesas e organizar suas finanças. Continue a leitura!
Começando a traçar um plano de finanças pessoais
Manter as finanças e as contas controladas é o principal objetivo do planejamento financeiro. Mas, mais que isso, um plano de finanças pessoais serve para encontrar o equilíbrio, repensar os gastos, consumir de forma consciente e ter a oportunidade de pensar no futuro, como por exemplo começar a investir ou ampliar o seu patrimônio.
O primeiro passo para organizar suas finanças é manter um registro de tudo o que entra e tudo o que sai. É preciso anotar todas as suas receitas e despesas, para saber exatamente para onde está indo o dinheiro, de onde ele vem e quais são as reservas. Você pode se surpreender ao descobrir que aquela compra considerada inofensiva é o vilão do orçamento.
Para essa tarefa de registro, já existem diversos aplicativos e planilhas disponíveis para facilitar o controle. Aqui nesse link, você encontra um modelo de planilha de gastos desenvolvida pela Nilo, para começar hoje mesmo a organizar sua vida financeira.
São essas anotações que permitem um raio-x da movimentação do seu dinheiro, sendo possível definir quais despesas estão pesando no orçamento e quais podem ser reconsideradas.
Encontre o equilíbrio entre despesas e receitas
Como você usa seu dinheiro interfere nos planos a longo prazo e na possibilidade de poupar. Com um simples cálculo, é possível descobrir se as despesas estão sendo maiores do que a quantidade de recursos que entra.
Registre todas as suas movimentações financeiras e classifique-as por categorias. Faça o mesmo com suas fontes de renda. O próximo passo é analisar o que pode diminuir ou cortar. Você não precisa abrir mão de tudo de uma vez só, muitas vezes, mudar alguns costumes diários já ajuda a reduzir os gastos do mês.
Para o planejamento funcionar, não adianta só abrir a planilha e listar os itens. É preciso fazer o acompanhamento periódico, pois quando as despesas superam as receitas, é sinal de alerta. Faça sempre uma revisão constante para realizar ajustes necessários a fim de evitar dívidas. Vale lembrar que planejamento financeiro não é sobre o quanto você ganha – mas sim como você gasta o seu dinheiro.
Se você já está endividado, faça um levantamento do que está em aberto. Depois de organizar suas contas e entender como funciona o seu fluxo financeiro, procure quitar as pendências. Organizando o orçamento, fica mais fácil entender se é possível pagar uma parcela que não irá comprometer o gasto mensal.
Essa mesma regra vale para quem tem uma meta ou um sonho, como por exemplo, fazer uma viagem ou um curso no exterior. Sabendo a média dos seus gastos, é possível estimar o montante necessário para concretizar essas metas.
Conquiste a Saúde Financeira
Ao fazer um controle financeiro, você vive com mais tranquilidade e tem mais qualidade de vida, pois se preocupa menos se as contas do mês vão fechar, podendo se dedicar às atividades que gosta no seu dia a dia ou projetos pessoais. E ainda, sabendo que vai sobrar um valor no fim do mês, pode investir e maximizar sua renda.
Criar hábitos financeiros saudáveis traz uma série de benefícios a longo prazo, principalmente quando falamos em aumentar a renda e/ou patrimônio.
Quer organizar melhor suas finanças e não sabe por onde começar? A Nilo Assessoria tem uma equipe de analistas para te orientar a ter uma vida financeira mais estável. Vamos conversar?