O que é Perfil de Investidor? Saiba em qual você se encaixa

Conhecer o seu perfil de investidor é essencial antes de começar a investir. Essa análise auxilia você a tomar decisões mais assertivas para escolher os investimentos mais adequados para atingir seus objetivos financeiros, identificando suas expectativas, bem como  os tipos de produtos que mais se alinham ao seu momento de vida.  

Para entender seu perfil, você precisa pensar no prazo que deseja investir, que tipo de retorno você está procurando, com que facilidade você deseja acessar o dinheiro e a sua tolerância ao risco. Confira os fatores que devem ser analisados:

  •  Valor: quanto você pode investir?
    Planeje metas confortáveis e de acordo com seu orçamento. Não adianta investir todo o seu dinheiro hoje, se amanhã terá que resgatá-lo. É melhor investir uma pequena parte e deixá-la aplicada por mais tempo. Definido o valor, verifique as aplicações que permitem o aporte de acordo com o seu planejamento.
  • Prazo: por quanto tempo você quer e pode manter o dinheiro investido?
    Quando “expira” sua meta? A melhor aplicação para você vai depender do tempo que você dispor para investir. Avalie o tempo mínimo (horizonte) de investimento de cada aplicação e escolha aquela que condiz com seus objetivos.
  • Retorno: qual retorno quer alcançar?
    Esteja consciente de que, quanto mais rentabilidade quiser atingir, mais riscos vai ter de correr.

Relação Risco-recompensa 

Sempre que você investe em algo, existe o risco, grande ou pequeno, de não receber seu dinheiro de volta. Em teoria, quanto mais arriscado for um investimento, maior é o retorno de ganho, mas também a sua volatilidade ou flutuações de preços. Já os investimentos conservadores oferecem riscos menores e lucros de baixo a moderados. Para aplicações de baixo risco, como a poupança, geralmente sabemos de antemão o retorno que teremos. Porém, quando comparado a produtos mais arriscados, como ações, a rentabilização não é tão alta. 

O formulário da API – Análise de Perfil do Investidor é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), disponibilizado pelas corretoras e instituições financeiras. Só após o preenchimento é que, de fato, você tem acesso aos produtos oferecidos. Vale lembrar que  ao longo dos tempos e dos objetivos, o perfil pode mudar. Por isso, o ideal é refazer essa avaliação de tempos em tempos.

Continue a leitura abaixo para conhecer os tipos de perfis e com qual deles você mais combina.

Tipos de perfil de investidor

A classificação foi desenvolvida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e contempla 3 perfis:

  • Conservador

O investidor conservador prioriza a segurança e a liquidez muito mais do que a lucratividade. Ele tem baixa tolerância para perdas e prefere aplicar seu dinheiro em produtos de baixo risco, mais previsíveis e com pouca volatilidade (oscilação). 

  • Moderado

O investidor moderado também busca a segurança, mas é um pouco mais disposto a correr alguns riscos para maximizar a rentabilidade dos investimentos. 

  • Arrojado

Esse investidor prioriza a rentabilidade acima de todos os demais fatores, tendo alta tolerância aos riscos. Seu portfólio é composto geralmente por produtos de renda variável. Embora, definitivamente arriscada, essa abordagem tem o potencial de trazer alto retorno.

À primeira vista, você pode pensar que se encaixa em vários perfis ou em nenhum. É por isso que as perguntas da API irão permitir que você atribua a si mesmo o perfil mais adequado e decida quais investimentos funcionarão melhor.

Se você precisa de ajuda para encontrar produtos compatíveis com o seu perfil, tem dúvidas sobre como preencher a API ou montar a sua carteira, entre em contato com a Nilo. Descomplicamos a sua jornada no mundo dos investimentos. Vamos conversar?

Posso ajudar?